O primeiro passo para entrar no mercado de trabalho é a entrevista de emprego. Dessa forma, é nesse momento que você mostra seu potencial e convence o recrutador que pode te dar uma chance.
Por isso, você precisa se destacar. Para te ajudar nessa fase difícil, trouxemos 7 dicas. Acompanhe.
1. Dê bastante atenção ao seu currículo
Sabia que existe até pesquisas dizendo que o currículo faz toda a diferença quando o assunto é o mercado de trabalho? Dessa forma, o ideal é dar muita atenção para o seu currículo antes de uma entrevista de emprego.
Assim, analise se ele tem todas as informações corretas e se está atualizado.
O currículo precisa ter suas experiências, seu contato e seus diferenciais. Mas cuidado, não é necessário que haja palavras demais. Dessa maneira, mão insira informações que não combinem com a vaga.
Por exemplo, se a vaga for para uma lanchonete, é desnecessário colocar que você fez um curso de cabeleireiro quando tinha 15 anos de idade.
Algumas informações que sempre serão importantes:
- Idiomas diferentes
- Experiências de empregos anteriores
- Cursos relacionados com a vaga
2. Preste atenção e avalie seu desempenho
Algumas vezes, quando não conseguimos o emprego, ficamos chateados e nem prestamos atenção no que podemos aprender. E esse é um erro muito comum!
Mas, o ideal é o contrário. Mesmo quando não dá certo, precisamos prestar atenção e avaliar o desempenho da entrevista. O que podia ter sido feito de melhor? Quais foram as perguntas mais difíceis? O que o entrevistador disse de importante?
Todas essas questões são importantes para serem colocadas em prática nas próximas entrevistas.
3. Pesquise sobre a empresa antes da entrevista de emprego
Valores, tipos de colaboradores, personalidade de trabalho. Tudo isso importa nessa hora. Se você não combinar com esse cenário, dificilmente conseguirá se destacar na hora da entrevista. Aliás, dificilmente conseguirá se destacar dentro da própria empresa.
Concordar com os valores de um ambiente de trabalho é fundamental para crescer em uma corporação. Isso porque, caso contrário, a felicidade de trabalhar lá se apaga, o que interfere em todo o resto.
4. Ofereça uma boa primeira impressão
Sabe aquela coisa de que a primeira impressão é a que fica? Isso cabe aqui. Dessa maneira, é ideal que você dê atenção às suas vestimentas e até mesmo ao horário que você vai chegar.
Lembre-se que todos os seus passos estarão sendo avaliados nesse momento. Algumas dicas para causar uma primeira boa impressão são:
- Chegue cedo. Uns 10 minutos antes do horário é o ideal.
- Aposte numa roupa mais séria. Não precisa ser a roupa mais formal do mundo. Mas não pode ser desleixada.
- Estampe um sorriso no rosto.
- Não esqueça a simpatia em casa.
Além disso, uma postura confiante também pode te auxiliar. Existe um método chamado power posing, que diz que uma linguagem corporal que mostra confiança faz toda a diferença.
5. Entregue resultados
Mesmo quem ainda não tem experiência no mercado pode fazer essa etapa. Entregar resultados é usar de exemplos que mostrem suas competências.
Quando perguntarem exemplos que demonstrem sua capacidade de comando, você pode utilizar de resoluções que já foram feitas em sua vida. Seja dentro de outra instituição, seja dentro da sala de aula.
Demonstre detalhando suas experiências e, se necessário, entregando recomendações.
Existe um método chamado STAR, que pode te ajudar nesse momento. Ele te auxilia a organizar os pensamentos e as respostas, de maneira a fornecer detalhes em qualidade.
STAR significa: Situação, Tarefa, Ação, Resultado
Situação
Descreva uma situação em que você se envolveu de acordo com a pergunta do entrevistador. Seja específico e detalhado.
Tarefa
Cite o que você teve que fazer na situação. O que você tinha de realizar? Qual era a dificuldade? O que te pediram para realizar?
Ação
Fale sobre as atitudes tomou para resolver a questão e como chegou a esse caminho. O ideal é manter a resposta focada nas suas atitudes.
Resultado
Descreva os resultados que alcançou com as atitudes que comentou. Conclua a história citando dados reais, como detalhes sobre números, por exemplo. Uma boa dica é falar sobre o que aprendeu com isso.
6. Fale sobre o futuro
É muito comum que o entrevistador pergunte sobre “como você se vê daqui 5 anos”. Por isso, pense sobre o assunto antes mesmo de entrar em uma entrevista. Qual é essa resposta? Afinal de contas, essa é uma pergunta muito importante.
Você quer treinar e investir mais no seu currículo? Essa é uma ótima resposta. Quer crescer na carreira? É outra boa resposta. Analise esse cenário.
Falar sobre o futuro é muito bom, porque demonstra suas ambições e faz com que o entrevistador te enxergue como uma pessoa focada.
Colocar tudo isso em prática
Essas foram algumas dicas para te ajudar a se destacar em uma entrevista de emprego. Agora é estudar e colocar tudo isso em prática. Estamos torcendo pelo seu sucesso!
Ah, quer investir ainda mais no seu currículo? Entre em contato com a BSL Idiomas e facilite sua entrada no mercado de trabalho!