É possível ser fluente sem morar no exterior?

A fluência é possível ser alcançada mesmo morando no Brasil. A dica é estudar bastante e ter foco. Vamos entender mais sobre o assunto.

  • 28/07/2021
  • Por: MD2B Agência

Muita gente, quando o assunto é ser fluente, não acredita que isso pode acontecer morando no Brasil. Mas isso é um mito. É possível sim ser fluente sem morar no exterior. É o que vamos mostrar no artigo de hoje.

Aliás, é comum ouvir, até mesmo, pessoas que estudam inglês falando isso.

É claro que morar em um país com idioma inglês pode acelerar esse processo. É que te obriga a ouvir, falar e ver situações o tempo todo e tudo ao mesmo tempo. Além disso, faz com que você coloque em prática o que aprendeu.

Mas ser fluente não depende só disso. Inclusive, é possível encontrar pessoas que moram fora e que não são fluentes.

Segundo uma pesquisa do British Council e do Instituto Data Popular, apenas 5% dos brasileiros falam inglês. Ou seja, só 1% pode ser considerado fluente. Isso quer dizer que 99% da população ainda pode ser fluente.

 

Dessa forma, quais são as dicas para ser fluente morando no Brasil?

 

Nem todo mundo tem condição de morar no exterior para aprender o idioma inglês, certo? Assim, trouxemos algumas formas para te ajudar a conseguir chegar lá.

 

1. Tente estudar de maneira natural

Quando falamos em “estudar”, pode soar chato para algumas pessoas. Dessa maneira, o ideal é estudar sem perceber que está estudando. Ou seja: tentar fazer isso da maneira mais natural possível.

Por exemplo: existem muitas pessoas que aprendem inglês ouvindo música, vendo filmes ou jogando vídeo game.

Quando somos crianças e adolescentes, isso é ainda mais fácil. É que quando somos adultos, temos uma mania de racionalizar tudo. Porém, não quer dizer que essa dica não vale. Só quer dizer que precisamos focar, também, em outras formas de aprender que não sejam apenas as aulas.

 

2. Pare de achar que é fácil

Enquanto você não tem foco em ser fluente, isso não vai acontecer. Ou seja: lembre-se que não é fácil.

Aprender a falar inglês fluentemente precisa de foco, disciplina e rotina. Os estudos devem ser frequentes, com atenção nas aulas e, também, em exercícios fora dela.

Aliás, fuja de escolas que dizem que você ficará fluente em poucos meses. Não há milagres. Se tivesse, seria ótimo, não é mesmo? Quem não quer?

Porém, ainda é possível sim ser fluente com estudo e sem a necessidade de morar no exterior.

 

3. Ser fluente requer contato e conversação

Como qualquer outro estudo, o inglês também precisa de prática. Dessa maneira, é fundamental focar no contato e na conversação para adquirir fluência.

Lembra que, no início do texto, dissemos que morar no exterior faz com que seja mais rápido esse processo? Então, é por conta disso. Porque a prática acaba sendo muito mais comum e obrigatória.

Sendo assim, escolha uma escola que também ofereça essa rotina.

Porém, atenção: a melhor escola do mundo não vai fazer com que você seja fluente se você mesmo não se ajudar! É necessário que você coloque em prática os exercícios fora da sala de aula. E isso pode ser feito das seguintes maneiras:

  • Assistir filmes em inglês
  • Ler em inglês em voz alta
  • Ouvir músicas em inglês
  • Jogar em inglês
  • Anotar palavras novas
  • Conversar em inglês com outras pessoas

 

4. Gramática e pronúncia importam muito para ser fluente

Quem diz o contrário está mentindo. É que esse é outro mito muito comum quando falamos de aula de inglês. A gramática, às vezes, é ignorada. Mas essa estratégia não é muito boa.

Falar e entender de maneira simplificada é um passo enorme. Mas a gramática, no inglês fluente, é fundamental para que nós aprendamos a falar tudo corretamente. Principalmente se for necessária no trabalho. Até porque, a fluência significa falar, entender e escrever corretamente.

Portanto, pense no seu objetivo quando quiser adquirir a fluência. E se for para algo um pouco mais sério, não deixe gramática de lado.

Já com a pronúncia, essa questão é ainda mais importante. Pronunciar as palavras de maneira correta é obrigatório para ser fluente. Principalmente quando você for se comunicar. Imagina falar tudo errado? Ninguém vai entender nada e, consequentemente, você não será fluente.

 

Por fim: dá para ser fluente sem morar no exterior

Com um pouquinho mais de estudo e focando no objetivo, é claro que é possível alcançar esse objetivo. Se você tiver condições de passar um tempo morando fora, após iniciar os estudos, ótimo! Caso contrário, não precisa se preocupar. A BSL Idiomas está aqui para isso.

Posts Relacionados

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 11/04/2022
Por que algumas pessoas têm tanta dificuldade em aprender um novo idioma?

Se você começou a estudar uma nova língua recentemente e está se perguntando por que é tão difícil aprender um novo idioma, este artigo pode te ajudar!

História
  • Por: MD2B Agência
  • 10/03/2022
Mês das mulheres: entenda o que foi o movimento sufragista da Inglaterra!

Neste texto abordamos a história do movimento sufragista inglês e como a luta de muitas mulheres as ajudaram a conquistar direitos políticos.

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 02/02/2022
Existe uma idade ideal para aprender inglês?

Saber inglês é fundamental em diversas idades. Porém, existe uma idade ideal para aprender inglês? É o que vamos conferir neste artigo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 03/12/2021
Qual a relevância do idioma inglês no mercado de trabalho?

Neste artigo vamos esclarecer essa questão e dar dicas de como aprender o idioma para turbinar seu currículo!

Aprender Inglês
  • Por: MD2B Agência
  • 05/11/2021
Imagem de uma entrevista de emprego. Tanto a entrevistadora quanto a entrevistada são mulheres.
Imersão de inglês: como funciona e quais as vantagens

Você já ouviu falar na técnica de imersão de inglês? Ela pode ajudar, e muito, no seu aprendizado. Vamos entender juntos sobre ela.

Aula Show
  • Por: MD2B Agência
  • 27/10/2021
Ser fluente em inglês: quantas palavras eu preciso saber?

Será que para ser fluente em inglês é necessário saber um número determinado de palavras? Vamos descobrir juntos nesse artigo!