Hoje muito se ouve falar em sustentabilidade. O crescimento da população do planeta, o aquecimento global, a degradação do meio ambiente. Tudo isso e outros fatores preocupam cada vez mais as pessoas em todo o mundo. Sobretudo, as novas gerações de consumidores. Nesse cenário, a adoção de práticas sustentáveis, que já foi considerada um diferencial para as organizações, tornou-se fundamental.
O tema começou a ser discutido formalmente em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia. Porém a primeira definição de sustentabilidade surgiu quinze anos depois. Isso aconteceu quando a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou o relatório Nosso Futuro Comum.
Segundo o documento, desenvolvimento sustentável é aquele que “encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Válido até hoje, esse conceito continua sendo o fundamento das discussões das Nações Unidas sobre o tema.
Em 1994, o sociólogo britânico John Elkington foi além e disse que a atuação sustentável deveria estar dividida em três pilares fundamentais. São eles: social (cuidado com as pessoas), ambiental (preservação do planeta) e econômico (saúde financeira). Conhecido como tripé da sustentabilidade (triple bottom line, em inglês), esse conceito passou a ser adotado por empresas de todo o mundo.
Apesar de toda a teoria por trás, ter uma atitude sustentável no dia a dia da sua empresa pode ser mais simples do que você imagina. Veja abaixo alguns exemplos de práticas sustentáveis adotadas por empresas internacionais para você se inspirar:
Invista em produtos e serviços sustentáveis
Os consumidores de forma geral estão cada vez mais engajados com o consumo consciente. Portanto, oferecer produtos e serviços comprometidos com a preservação do meio ambiente e socialmente responsáveis é fundamental para as empresas que querem crescer, seja em qual mercado for. Grandes corporações globais já mostraram que isso dá resultado. Um exemplo é a Unilever, gigante global de bens de consumo. Em 2016, as marcas da empresa com apelo de sustentabilidade cresceram 50% mais rápido que o restante do negócio.
Compre de fornecedores que tenham os mesmos valores que você
Garantir que as práticas dentro da sua empresa sejam sustentáveis pode não ser tão complicado, com toda a certeza. Mas assegurar que os mesmos princípios estejam presentes na atuação dos seus fornecedores talvez não seja tão simples assim. Por isso empresas de todo o mundo têm se preocupado com sua cadeia de suprimentos. Elas criam guias e códigos de conduta para os fornecedores, como é o caso da Starbucks.
A rede global de cafeterias tem as chamadas Práticas de Equidade na Produção de Café (C.A.F.E., na sigla em inglês). São diretrizes que buscam ajudar os produtores a produzir café de uma forma que seja melhor para as pessoas e o planeta. Assim, essas práticas sustentáveis estão divididas em quatro áreas: qualidade do produto, responsabilidade econômica, responsabilidade social e liderança ambiental.
Formalize seu compromisso com as práticas sustentáveis
Para ser uma empresa sustentável e ser vista dessa forma, você precisa realmente se comprometer com a causa. Então que tal pôr seus objetivos no papel e deixar seus parceiros e clientes saberem disso?
Um exemplo é a sueca Ikea, que comercializa móveis e artigos para casa. A empresa divulgou recentemente seus compromissos com a sustentabilidade para 2030. Entre eles, está o direcionamento de que todos os novos produtos da marca devem ser projetados para utilizar apenas materiais renováveis e reciclados. Além do fim do uso de produtos de plástico descartáveis até 2020.
Pense bem antes de imprimir
Em tempos de mobilidade, é difícil pensar em alguma situação de trabalho em que imprimir algo seja realmente necessário, não é mesmo? Além disso, manter seus documentos arquivados digitalmente é mais fácil e ocupa menos espaço do que um arquivo físico. Por isso cuidar do volume das impressões, evitando o desperdício de papel, é uma das práticas sustentáveis mais difundidas e valorizadas no mundo corporativo.
A americana Adobe, desenvolvedora de softwares como o Photoshop, é uma das que adotaram a política de quanto menos papel, melhor. Da mesma forma como já disse o estrategista de Sustentabilidade da companhia, Vince Digneo: “o papel mais verde é papel nenhum”.
Crie um comitê de sustentabilidade
Não importa o tamanho da sua empresa, ter pessoas de diferentes áreas se reunindo periodicamente para discutir e propor soluções e práticas sustentáveis é sempre uma boa ideia. Similarmente, a iniciativa ajuda a estimular inovações com esse foco, além de promover um ambiente interno de conscientização sobre sustentabilidade. O banco espanhol Santander é um dos que apostam nessa iniciativa, mantendo comitês focados no tema em nível global e regional.
Torne a adoção de práticas sustentáveis parte da cultura da empresa
Uma organização realmente verde deve ter a sustentabilidade como um valor intrínseco ao seu negócio. A marca de roupas californiana Patagonia é exemplo disso. A sustentabilidade está na própria missão da empresa. É ela: “fazer o melhor produto, não causar nenhum mal desnecessário, usar o negócio para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”.
Em 2015, a marca chegou a fazer uma campanha voltada ao consumo consciente, com o slogan “não compre esta jaqueta”. Você não precisa ir tão longe na sua empresa. Mas vale refletir sobre se as práticas sustentáveis estão apenas no discurso ou se elas realmente fazem parte dos valores da organização.
Adquira produtos de forma consciente
Pequenas mudanças de atitude podem trazer grandes benefícios para uma organização. O Google, por exemplo, utiliza nas suas cafeterias na Baía de São Francisco, nos EUA, frutas e vegetais “feios”. Aqueles alimentos que seriam descartados por terem pequenos defeitos estéticos, mas que estão em perfeitas condições de consumo. Assim, com essa atitude, a empresa economiza dinheiro! Isso porque compra os produtos por um valor menor, e ainda ajuda no combate ao desperdício de alimentos.
Para finalizar…
Esses são, portanto, apenas alguns exemplos de iniciativas verdes que podem inspirar as empresas brasileiras. Outras ideias que já são bastante usadas por aqui são trocar os copos descartáveis por canecas individuais. Imprimir sempre usando os dois lados do papel também é uma opção, tanto quanto apagar as luzes e desligar equipamentos que não estiverem em uso… Tudo isso sempre acompanhado de ações de comunicação interna para conscientizar os colaboradores.
Quer saber como as práticas sustentáveis estão presentes no nosso dia a dia de fato? Entre em contato conosco para conhecer as causas que a BSL Idiomas abraça!