Você tem vontade de destravar seu inglês? “Entender eu entendo tudo, mas falar…”. Quem nunca ouviu essa frase?
É bem comum a gente se sentir travado para falar e aprender inglês. Além disso, é mais comum ainda termos dificuldade em colocar em prática o que aprendemos.
Mas, o que fazer para destravar seu inglês? Como colocar em prática aquilo que aprendemos?
Além disso, hoje em dia é muito importante saber falar inglês!
Para te ajudar nessa caminhada, nós fizemos esse artigo. Vamos para a leitura?
Dicas para destravar seu inglês aprender inglês mais fácil
Às vezes, parece que nosso inglês está travado. Principalmente quando começamos a aprender depois de adultos. Porém, existem algumas dicas para destravar seu inglês.
Primeiramente, gostaria de dizer uma coisa importante: não fique nervoso com isso. É MUITO mais comum do que você pensa. Quando somos adultos, temos muito mais estímulos. Trabalho, cuidar da casa, pagar contas, fazer exercícios físicos…
Dessa maneira, aprender inglês acaba sendo mais uma tarefa das mil que temos. Assim, é preciso buscar dicas para facilitar os estudos.
1) Foque no vocabulário do dia a dia
Para destravar seu inglês, você pode começar focando em palavras e frases do dia a dia. Assim, você começará a aprender inglês de maneira mais natural, além de gravar as palavras mais importantes para você.
Alguns exemplos de palavras utilizadas no dia a dia que você pode aprender:
- Bom dia – Good morning
- Estou com fome – I’m hungry
- Estou trabalhando – I’m working
- Boa tarde – Good afternoon
- Estou cansada – I’m tired
- Estou indo em bora – I’m leaving
- Vou dormir – I’m going to sleep
- Boa noite – Good evening
2) Envolva-se com a língua para destravar seu inglês
Outra dica para destravar suas dificuldades é inserir o inglês na sua rotina. Ou seja, se envolver ainda mais com o idioma. Por exemplo: colocar seu smartphone em inglês é uma forma legal de estar mais conectado.
Outras maneiras de estar mais próximo à língua podem ser assistir filmes em inglês, ouvir músicas e tentar entende-las, e por aí vai. Dessa maneira, você vai poder ter o idioma mais próximo e destravar seu inglês.
3) Não tenha vergonha
Errar, pesquisar, perguntar… Não tenha vergonha de nada disso. Até porque, para aprender inglês, é necessário ir a fundo.
Lembre-se: é errando que se aprender. Dessa maneira, é preciso compreender o quanto esses erros são importantes. Pense que, quando somos crianças, também erramos para aprender português. É o mesmo caso.
4) Decore e cante suas músicas favoritas
A música é uma ótima maneira de aprender inglês. Assim, que tal escutar as suas favoritas e aprender cantá-las? Mas, é necessário, também, saber do que estão falando.
Então, o ideal é fazer aquela tradução antes mesmo de aprender a letra. Tente fazer isso sozinho, sem buscar no Google. Dessa forma, você estará, ao mesmo tempo, se divertindo e aprendendo para destravar seu inglês.
Algumas músicas fáceis para aprender inglês são:
- Yellow – Coldplay.
- Someone like you – Adele
- I Want To Break Free — Queen
- I’m With You — Avril Lavigne
5) Acredite em você mesmo e não desista
A desistência para aprender inglês é muito comum. Aliás, é por isso que existem poucas pessoas que são fluentes na língua. Porque, na fase adulta, com todas as dificuldades, as pessoas desistem no meio do caminho.
Seja por falta de tempo, seja por cansaço, seja por não enxergar potencial. Mas tudo isso é apenas um obstáculo. Se tivermos força, foco e coragem, o objetivo de aprender inglês pode ser alcançado.
Sem desistência, combinado?
6) Dedique-se mais de um dia por semana
Se você deixar os estudos apenas para um dia por semana, vai demorar mais para destravar. O ideal é estudar um pouquinho por dia. Porém, sabemos que isso, muitas vezes, não é tão simples.
Dessa forma, organize sua agenda para dedicar-se pelo menos 3 vezes por semana. Além de todas essas dicas acima, o estudo é fundamental para que o aprendizado seja mais rápido e com qualidade.
7) Pratique desde o começo para destravar seu inglês
Muitos adultos fazem inglês mesmo já sabendo um pouquinho. Por isso, acham que não precisam praticar o que “já sabem”. O que é um grande erro.
Dessa forma, praticar desde o início é importante para saber conectar o que já se sabe com o que ainda é necessário aprender.
8) Leia em inglês
“Ah, mas eu não consigo entender”. “Ah, mas eu não tenho condições de entender o que está escrito”. Muitas pessoas não leem em inglês com esses argumentos. Mas é necessário tentar, mesmo assim.
É que uma dica para destravar e aprender inglês é ler e tentar compreender o contexto. Mesmo que não se saiba todo o vocabulário. Ou seja: a leitura é uma maneira muito indicada para agilizar o aprendizado.
Como deixar o bloqueio mental de lado e destravar seu inglês
Além dessas dicas, temos que perceber que esse travamento para aprender inglês vem junto com um bloqueio mental. Ou seja: é ele que faz com que tenhamos problemas para praticar e entender o idioma.
O bloqueio mental, muitas vezes, é trazido pela ansiedade que temos de aprender inglês. É por isso mesmo que comecei com a frase “até entendo, mas falar…”.
É que, quando paramos para pensar, nós temos o vocabulário necessário. Até porque, para entender, precisamos conhecer, certo? Mas, para praticar, a ansiedade é tanta que temos o famoso bloqueio mental.
Para ir contra isso, seguir essas dicas é importantíssimo. E mais: é necessário buscar ensinos de qualidade.
Escolas de inglês focadas no ensino de brasileiros é o que pode ajudar. Além disso, metodologias que utilizam o seu dia a dia também podem ser importantes nesse processo.