Para muitas pessoas, o grande inimigo na hora de aprender um segundo idioma é o tempo para estudar. Um dos principais casos são os estudantes que precisam conciliar essa atividade com a universidade, e nem sempre encontram uma maneira de fazer os dois mantendo a qualidade de cada um.
Afinal, se você passa o dia na faculdade, ou até mesmo trabalha de dia e estuda à noite, é possível encontrar um tempo para estudar Inglês na sua rotina? Sim, é possível. A solução está em desenvolver uma boa organização pessoal. Nesse post, você confere algumas dicas práticas, vamos ver quais são?
1. Entenda a importância do idioma
A ideia desse material é trazer sugestões sobre como se organizar para estudar Inglês, mas não poderíamos começar sem ressaltar que, para essas sugestões darem certo, você precisa estar mentalmente preparado para fazer o esforço necessário. Em alguns momentos, você terá que lutar contra o cansaço, a preguiça e a vontade de fazer outras coisas.
Essa luta fica bem mais fácil quando você entende a importância de aprender Inglês e como esse idioma pode beneficiar sua vida pessoal e profissional. Então, antes de mais nada, comece conscientizando-se de que esse esforço vai trazer enormes benefícios a longo prazo, e lembre-se disso sempre que sentir a sua motivação diminuindo.
2. Coloque seus horários no papel
Bom, agora que você está mentalmente preparado, vamos ao que interessa: encontrar tempo para estudar Inglês. Tudo começa colocando seus horários atuais no papel. A maioria dos alunos de faculdade têm horários que variam durante a semana; em um dia você tem todas as aulas, no outro tem alguma janela, talvez você tenha algum dia livre. Você precisa olhar para esses horários para identificar quando é possível encaixar algum tempo para estudar Inglês.
Na hora de colocar os horários no papel, além dos horários de aula, aproveite para marcar também os horários em que você costuma estudar para as matérias da faculdade. Afinal, nossa intenção não é trocar um estudo pelo outro, mas conciliar os dois.
Além disso, não pense em encontrar apenas grandes aberturas no seu horário. As pequenas brechas, de 15 ou 20 minutos, também podem ser úteis.
3. Escolha uma escola de idiomas conveniente
Quando você tem pouco tempo para estudar Inglês, e mesmo assim quer investir em uma escola de idiomas, um dos fatores que você precisa levar em consideração na escolha é a conveniência. A escola precisa ter uma boa localização, para que você gaste o mínimo de tempo em deslocamento, e oferecer turmas que se encaixem nos seus horários.
É claro que não estamos dizendo para você priorizar conveniência acima da qualidade. Porém, não adianta escolher uma escola que não atende à suas limitações, mesmo que ela seja muito boa. Do contrário, o que provavelmente vai acontecer é que você vai fazer a matrícula e, depois de um ou dois meses, começar a acumular faltas ou até abandonar o curso,pois não terá tempo para estudar o idioma.
4. Distribua o tempo para estudar Inglês durante a semana
Quando nós falamos sobre mapear seus horários, um dos pontos destacados foi que pequenas brechas durante o dia também são importantes. Agora, vamos explicar o porquê.
Algumas pessoas acumulam o estudo de idiomas para um dia da semana. Por exemplo, se a aula é no sábado, elas fazem as atividades na sexta-feira. Quando tudo fica acumulado, você pode precisar de uma ou duas horas para estudar. Se você tem, no mesmo dia, várias aulas e atividades da faculdade para fazer, vai ser difícil dar conta de tudo.
É por isso que é mais eficiente distribuir seus estudos durante a semana. Assim, em vez de estudar duas horas em um único dia, basta estudar por cerca de vinte minutos por dia. Mesmo quem tem muito o que fazer consegue encontrar vinte minutos para estudar Inglês.
5. Aproveite as oportunidades que a faculdade oferece
No dia a dia, existem muitas oportunidades de melhorar o seu inglês, por exemplo, vendo séries. A faculdade também é um ambiente propício para colocar em prática o que você aprende na escola de idiomas. Veja alguns exemplos de como isso é possível:
- Em algumas matérias, o professor pode indicar bibliografia (livros e artigos) em Inglês, relacionada ao que ele ensina nas aulas;
- A maioria das instituições organiza eventos, onde pode haver palestrantes internacionais que falam em Inglês;
- Certas faculdades recebem alunos estrangeiros, e você pode conversar com eles no dia a dia;
- Na graduação, é possível fazer intercâmbios para faculdades do exterior, que permitem passar algum tempo em um país que fala Inglês.
Esses são apenas alguns exemplos, mas a sua faculdade pode oferecer outros. O ambiente universitário costuma ser extremamente rico em oportunidades de aprendizado e experiências culturais que vão além da sala de aula.
Mas, se a instituição realmente não oferece nenhuma oportunidade para praticar o inglês, crie as suas. Por exemplo, forme um grupo com outros colegas e conversem em Inglês entre si, durante os intervalos da aula ou até pelo WhatsApp. Na faculdade, com certeza há muitos outros alunos que também querem e precisam estudar inglês, e você só precisa encontrar as pessoas certas.
6. Adote o multitasking
Multitasking é um termo em Inglês que se refere a fazer duas ou mais tarefas simultaneamente.
Na maioria dos casos, essa prática não é recomendável, porque a sua atenção fica dividida e você pode acabar cometendo erros nas duas tarefas. Um exemplo de multitasking ruim é tentar estudar Inglês enquanto dirige; ou você não vai prestar nenhuma atenção ao que está estudando, ou corre um sério risco de bater o carro.
Porém, em alguns casos, o multitasking pode dar certo. A regra de ouro é estudar enquanto você executa uma tarefa totalmente mecânica, que não exige sua atenção. Por exemplo, você pode estudar Inglês enquanto lava a louça, faz a cama ou toma banho. Já que essas são atividades que você precisaria fazer de qualquer jeito, porque não aproveitar melhor o tempo?
7. Leve sempre seu material na mochila
Na faculdade, você nunca sabe quando pode ter uma janela inesperada, por exemplo, quando algum professor falta. Essas janelas podem ser aproveitadas como tempo para estudar Inglês – desde que você tenha o material à mão. Então, para evitar que você desperdice uma dessas oportunidades, sempre leve seu material na mochila.
8. Baixe alguns aplicativos
Talvez você ache que não é viável levar o material da escola de Inglês para as aulas da graduação, especialmente se você passa o dia todo na rua ou seu meio principal de transporte é o ônibus. Nesse caso, para auxiliar seus estudos fora de casa, você pode baixar alguns apps de idiomas no seu smartphone.
Uma das melhores sugestões é o popular Duolingo, que é gratuito e extremamente fácil de usar. Enquanto esse tipo de aplicativo não substitui bons professores, interação com outras pessoas e um método adequado, que é o que você encontra nas escolas de idiomas, ele é um recurso complementar interessante e, acima de tudo, muito conveniente.
9. Aproveite as férias
Na graduação, a maioria das faculdades tem um período total de férias que dura quase quatro meses por ano – as férias de Julho e as férias de verão, que vão de Dezembro a Fevereiro. Use esse tempo para estudar, apostando em módulos intensivos, que permitem completar um semestre do curso de Inglês em apenas algumas semanas.
Tenha em mente que os módulos intensivos têm praticamente a mesma carga horária dos normais. A diferença está na frequência e duração das aulas, que é maior. Ou seja, você não precisa se preocupar com a possibilidade de estar aprendendo menos do que em um curso regular.
10. Acorde mais cedo
Se você quiser fazer seu tempo para estudar Inglês em casa render mais, em vez de ficar acordado até mais tarde, prefira acordar mais cedo. Na tranquilidade e silêncio da manhã, você conseguirá se concentrar melhor e ser mais produtivo. Assim, trinta minutos de estudo durante a manhã pode equivaler a uma hora durante a noite, quando você tem muitas distrações à sua volta e já está cansado de tudo que fez durante o dia.
Acha que acordar cedo “não é a sua praia”? Uma boa dica é fazer a transição aos poucos. Comece colocando seu despertador para tocar cinco minutos antes. Depois que se acostumar, aumente para dez minutos. Em alguns dias, você estará acordando vinte minutos mais cedo sem nenhuma dificuldade. E, como nós já vimos, vinte minutos pode ser exatamente o tempo para estudar Inglês que você precisa!
Viu só? Com apenas algumas medidas simples, qualquer um pode encontrar o tempo para estudar Inglês junto com a graduação. Está longe de ser uma missão impossível e tem o potencial de trazer grandes benefícios para toda a sua vida.
Sair da faculdade com um nível avançado de Inglês…
Vai ajudá-lo a alcançar uma carreira profissional de sucesso; com esse diferencial no seu currículo, você terá condições de disputar cargos melhores no mercado de trabalho. Isso sem falar nas portas que o idioma pode abrir enquanto você ainda está na faculdade, como a chance de fazer um intercâmbio para os EUA, a Inglaterra ou outro país de língua inglesa.