Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

  • 20/02/2019
  • Por: BSL Idiomas

A constante competição por vagas no mercado de trabalho tem levado um número cada vez maior de profissionais a buscar formas de melhorar o currículo e se destacar de seus concorrentes.

Não é segredo que qualificação tem se tornado a palavra central para todos aqueles que desejam um emprego ou uma promoção, independente de sua área de atuação.

Tanto aqueles que buscam se inserir no mercado quanto àqueles que buscam uma recolocação profissional devem buscar, dentre as diversas alternativas existentes, àquela que mais se adapta para suas necessidades curriculares.

Por isso, cada vez mais opções tem surgido com o intuito de ajudar profissionais que buscam melhorar o currículo através de conhecimentos relevantes para sua área.

 

Dicas para melhorar o currículo

Seu currículo é o primeiro contato com a empresa para a qual está se candidatando e, por isso, é fundamental que ele apresente informações relevantes que demonstrem seu conhecimento em relação à área que deseja atuar.

Habilidades como comunicação, ética, criatividade e flexibilidade são sempre valorizadas por aqueles responsáveis por realizar as contratações, mas listar apenas tais características em seu currículo não será o suficiente para que você se diferencie dos demais candidatos.

Na hora de listar sua experiência, habilidades e atividades, busque mencionar apenas aquelas que de fato sejam relevantes. Imagine a quantidade de currículos que os profissionais de recursos humanos analisam diariamente. É de se esperar que, seu currículo seja mais facilmente descartado se for excessivamente grande e apresentar informações irrelevantes para a vaga pretendida.

 

 

Estudos recentes demonstram a importância de realizar atividades como cursos e participar de eventos e palestras específicos da área de atuação do profissional como forma de se destacar e melhorar o currículo, se colocando em uma melhor posição na hora de concorrer por uma vaga ou uma promoção.

Embora haja muitos cursos disponíveis para aqueles que desejam aprimorar o cv, deve-se buscar aqueles que são mais exigidos e valorizados pela sua área em específico. Os recrutadores desejam entrar em contato com profissionais que atualizados e altamente qualificados para o trabalho que desejam realizar.

Mas há outras formas de melhorar o currículo além da variedade de cursos existentes Listaremos abaixo algumas das opções mais relevantes.

 

1. Cursos online e de curta duração

Fazer cursos de curta duração relativos à sua área de formação é uma forma muito útil de se manter atualizado. E é também uma demonstração de interesse sobre o assunto, principalmente para aqueles que buscam seu primeiro emprego.

Tanto pessoas que ainda estão cursando a graduação quanto aqueles que já estão formados podem se beneficiar de cursos de curta duração que geralmente tratam de temas recentes do mercado de trabalho e são eficientes para valorizar o currículo.

 

 

Muitos desses cursos estão disponíveis online, o que é ainda mais prático para aqueles que desejam criar seus próprios horários de estudo. Eles podem ser feitos em qualquer lugar com a ajuda de um computador e fones de ouvido e são perfeitos para quem busca melhorar o currículo.

Existem cursos gratuitos e pagos fornecidos por universidades, empresas e plataformas online de educação. Para aqueles que desejam mais informações, vale a pena consultar os rankings referentes à sua área de atuação para verificar quais são os cursos mais valorizados pelos recrutadores.

 

2. Trabalho voluntário

Essa também é uma ótima forma de acrescentar experiência prática no currículo. Especialmente para aqueles que buscam a primeira oportunidade de emprego.

Atividades voluntárias desenvolvem não apenas as habilidades específicas da sua área de interesse, como também outras habilidades consideradas importantes. Um exemplo é a capacidade de manter o foco e de trabalhar em equipe.

Trabalhos voluntários podem ser realizados tanto em outros países como no Brasil. E, além de serem uma ótima forma de adquirir conhecimento, também podem ser importante por todos os contatos que você poderá fazer o chamado networking.

Procure por projetos de seu interesse e verifique como participar. Com certeza essa atividade será muito enriquecedora não somente no seu currículo, mas também em sua vida pessoal.

 

3. Curso de inglês

O inglês é a língua considerada universal para o estabelecimento da comunicação ao redor do mundo. Por isso, ser fluente no idioma tem se tornado cada vez mais essencial. Principalmente para aqueles que desejam se destacar no mercado de trabalho.

O nível de fluência no idioma pode ser o fator decisivo entre conseguir aquele emprego ou promoção dos sonhos. A grande maioria das vagas com boas remunerações e planos de carreira exigem profissionais que possuam conhecimento da língua inglesa.

 

 

Na verdade, a globalização e o dinamismo do mercado de trabalho tem feito com que a habilidade de falar inglês passe de um diferencial para um pré-requisito em diversas áreas de atuação. Existem até mesmo profissões em que a ser fluente em inglês se tornou obrigatório.

Além de praticar em sala de aula e nos cursos, é importante vivenciar a língua a fim de falar mais naturalmente. Isso pode ser feito através de um intercâmbio, mas também ao ouvir e treinar a pronúncia com músicas, filmes e seriados.

 

Por que o inglês é tão importante?

Aventurar-se no aprendizado de outro idioma é tão importante que merece até uma explicação extra. A verdade é que muitas pessoas acreditam que aprender inglês é importante apenas para aqueles que desejam carreiras ligadas à área de línguas ou relações internacionais, mas tais pessoas estão enganadas.

Até mesmo empresas de pequeno porte no Brasil podem ter negócios no exterior. Imagine que você seja formado em Farmácia e trabalhe, por exemplo, em uma empresa farmacêutica que desenvolveu um novo cosmético. Agora imagine que essa empresa manifeste o desejo de vender esse cosmético internacionalmente.

Mesmo que a dita companhia tenha funcionários da área de Marketing, responsáveis pelo contato com diversas empresas ao redor do mundo, é possível que o farmacêutico das empresas contatadas no exterior manifeste o desejo de se comunicar com a equipe que desenvolveu o produto.

Se você fizer parte dessa equipe e tiver o inglês fluente, poderá se destacar ao estabelecer essa comunicação. E explicar, com fluidez e eficiência, como o cosmético foi desenvolvido.

O mesmo pode ocorrer em outras áreas: esportiva, educacional, médica, etc. O inglês é a língua mais falada do mundo. Por isso, seu aprendizado pode ser muito útil para melhorar o currículo. Não negligencie seus estudos. Let’s go!

 

4. Participação em eventos

Participar de eventos relacionados à área de interesse é uma boa forma de melhorar o currículo. No caso daqueles que estão cursando a graduação, é comum que a faculdade exija horas extra curriculares; muitos alunos buscam atividades simples que irão preencher as horas exigidas, sem se preocupar com o conhecimento que irão adquirir.

É nesse momento que o estudante que busca melhorar o currículo para se inserir no mercado de trabalho deve se diferenciar. O princípio da participação de eventos é semelhante àquele do trabalho voluntário. Através dessa atividade é possível adquirir conhecimento, experiência e networking.

Em alguns casos, é possível até mesmo entrar em contato com empresas que buscam recrutar profissionais. Muitos recrutadores recorrem à eventos para procurar profissionais qualificados.

E, para aqueles que tem o espírito de empreendedorismo mais afiado, é possível até mesmo organizar o próprio evento. Isso demonstra iniciativa, capacidade de trabalhar sobre pressão, organização e habilidade de comando, características apreciadas pelos recrutadores.

 

5. Viagens

Viajar também pode ser uma forma de melhorar o currículo. Mas não estamos falando de férias para aquela praia badalada ou de fazer compras nos Estados Unidos. Mas sim, de viagens com o intuito específico de adquirir maior conhecimento em sua área de atuação.

Por exemplo, trabalhar ou estudar fora do país são formas de agregar conhecimento e obter maior experiência no campo almejado. Além de também ser interessante para aprimorar o idioma, claro.

Intercâmbios, por exemplo, são uma eficiente forma de aprender inglês e estabelecer networking com pessoas ao redor do mundo. Assim você cria vínculos que podem ser um auxílio na hora de se candidatar para a vaga desejada.

 

 

Além disso, viagens são sempre a melhor forma de ampliar nosso campo de visão e entrar em contato com diferentes culturas. Sem falar nas novas experiências que você irá vivenciar. Escolha o destino que mais se adapta às suas necessidades. E, sem seguida, se informe sobre os costumes da população local a fim de evitar surpresas.

Mas mesmo aqueles que não tem a oportunidade de viajar para o exterior podem se beneficiar de uma viagem nacional. A pluralidade cultural do Brasil faz com que cada uma das suas regiões seja conhecida por uma característica específica. Pesquise aquela que mais se encaixa no que você busca e boa viagem!

 

Mantenha-se atualizado para melhorar o currículo!

Além de todas as dicas acima, é importante saber quais são os requisitos específicos exigidos pela sua carreira. Aproveite seu tempo livre para se manter atualizado! Pratique suas habilidades a fim de se destacar em relação aos seus concorrentes.

Seguindo as dicas acima, será fácil melhorar o currículo e se tornar um profissional cada vez mais diferenciado e qualificado!

Baixe AGORA MESMO o e-book Como ter um currículo fantástico para começar sua carreira profissional e obtenha resultados na sua carreira profissional. Faça o DOWNLOAD GRATUITO!

 

Posts Relacionados

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Diferencial competitivo: por que o inglês é um deles?

Saiba qual o diferencial competitivo que um bom currículo precisa ter e como o inglês pode valorizá-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 20/02/2019
Como melhorar o currículo profissional com um curso de inglês?

Com o aumento da competitividade no mercado do trabalho, tem se tornado essencial melhorar o currículo. Veja algumas formas de fazê-lo.

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 19/02/2019
Descubra os 6 principais motivos que te deixam inseguro no trabalho!

Conheça os 6 motivos que causam insegurança no trabalho e o que fazer para resolver este problema.

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
8 melhores aplicativos e sites para você organizar filmes e séries!

Conheça 8 sites e aplicativos para organizar filmes e séries e nunca mais se perca nos episódios da sua maratona!

Carreira e Profissão
  • Por: BSL Idiomas
  • 15/02/2019
Você viu as oportunidades de emprego no mercado? Vem ver!

Está procurando oportunidades de emprego? Descubra como saber inglês pode ajudá-lo nessa busca!

Aprender Inglês
  • Por: BSL Idiomas
  • 25/01/2019
O que você precisa saber para escolher um curso de inglês?

Descubra quais os critérios a levar em conta na hora de escolher um curso de inglês e encontre o melhor curso para você!