Além de um currículo, uma boa carta de apresentação faz muita diferença na hora de conseguir um emprego dos sonhos. Porém, a maioria das pessoas não sabe como fazê-la.
Quando utilizávamos currículos impressos, a carta de apresentação era mais comum. Mas, hoje em dia, com o e-mail e as redes sociais, ela foi esquecida. Isso não significa que ela deixou de ser importante.
Deixar de fazer esse documento ou fazer as pressas pode até mesmo prejudicar a candidatura. Dessa forma, o ideal é pensar antes em como montar sua carta de apresentação, entendendo seus objetivos e sua importância.
Que tal praticar?
Mas o que é uma carta de apresentação?
É na carta de apresentação que recrutadores vão identificar o propósito de um candidato. Isso porque é nela que ele vai inserir suas características e seus objetivos mais completos. Além disso, esse documento deve contar com as motivações do profissional.
Ela não é obrigatória. Mas, uma carta de apresentação pode colocar o candidato à vaga na frente de outros concorrentes.
Cada carta deve ser única, feita de acordo com a vaga desejada. Portanto, o ideal é não fazer um documento para todas as vagas desejadas. Dessa maneira, é necessário focar na empresa específica para poder escrever questões pontuais.
Ela é a primeira impressão. Ou seja: é por meio dela que a empresa e o recrutador vão conhecer melhor o candidato.
A importância da carta
Enquanto o currículo traz informações mais sucintas, a carta de apresentação mostra o profissional de maneira mais clara. É basicamente um direcionamento para o currículo.
Sendo assim, ela ressalta seu interesse real na vaga, mostrando ao recrutador que você está ali não apenas pela questão financeira. Mas também pelo crescimento profissional.
É na carta de apresentação que o candidato pode expressar seus valores. Com eles, a empresa poderá compreender como eles se adaptam à cultura do ambiente de trabalho. Dessa maneira, a chance de contratação é maior.
Como fazer uma carta de apresentação
Agora que já entendemos o que é e qual é a importância, vamos ao passo a passo.
Antes de mais nada, é preciso lembrar: esse documento é formal. Ou seja, é necessário prestar atenção na linguagem e na gramática. Nada de gírias ou erros de português.
Além disso, evite frases muito longas. E, claro, evite encher linguiça.
A estrutura da carta deve ser a seguinte:
- Local e data
- Vaga desejada
- Nome da empresa para qual a carta for destinada
- Saudação inicial (Por exemplo: “Prezado <nome do destinatário>”)
- Texto da carta – com resumo da formação acadêmica e histórico profissional, apresentação do seu perfil, competências e habilidades e objetivo da carta de apresentação.
- Despedida cordial
- Seu nome e sua última formação
- Contato
1. Motivação
Não esqueça que a carta deve ser sucinta. Então, coloque sua motivação de maneira clara. Dessa forma, o recrutador e a empresa entenderão que você quer mesmo estar ali para o seu crescimento profissional.
2. Não tenha vergonha e destaque suas competências
No momento de escrever, lembre-se que você deve se apresentar. Então não tenha vergonha de vender o seu peixe. Coloque suas habilidades e facilidades de maneira direta e verdadeira.
Por exemplo: insira suas habilidades pessoais, como proatividade, simpatia, facilidade em aprender e liderar equipes, boa organização, etc. Vale também inserir idiomas falados ou em aprendizagem.
3. No final, revise o português da sua carta de apresentação
Não revise apenas gramática. Presente atenção, também, na coerência e na coesão. As empresas valorizam muito essa parte. Isso porque essa questão demonstra profissionalismo, além de tudo.
Exemplo de carta de apresentação
[Local e data]
[Vaga desejada]
[Nome da empresa]
Estimado [Nome e Sobrenome],
Estou muito feliz por encontrar esta vaga de [posição] na [Empresa], empresa que me identifico muito por [inserir valor compartilhado entre você e a empresa].
Como [trabalho atual] por [XX] anos, tenho muita competência em [habilidade relacionada à vaga] e, ao longo dos anos, passei a melhorar em [conquista quantificável relativa à vaga], entre outras conquistas profissionais.
Portanto, eu adoraria utilizar essas habilidades para [como você pode ajudar a empresa se conseguir a vaga] como [nome da vaga desejada] na [nome da empresa].
Além disso, [inserir outras conquistas profissionais e habilidades pessoal menos importantes que as do primeiro parágrafo]. Por isso, gostaria de ter a oportunidade de uma entrevista para poder demonstrar como eu poderia me encaixar na vaga de [XX] dentro da [empresa].
Junto com esta carta de apresentação, segue também meu currículo para maiores informações. Agradeço desde já.
Atenciosamente,
[Nome e Sobrenome]
[Última formação]
[Contato – telefone, e-mail, Linkedin]