Se você trabalha no mundo corporativo, provavelmente sabe a importância de se manter atualizado e entender o mundo dos negócios. Essa é uma forma de conseguir sempre o melhor para sua empresa. Cursos, livros e palestras são excelentes formas de adquirir conhecimento. Mas você já parou para pensar na importância dos filmes de negócios?
Não é preciso ressaltar a importância da indústria cinematográfica no mundo. Até porque, todos os anos ocorrem premiações que congratulam os melhores filmes. Porém, muitas pessoas tendem a encarar filmes apenas como forma de entretenimento, não de aprendizado.
Na verdade, o que ocorre é uma distinção entre filmes para aprender e filmes para entreter. Entretanto, mesmo uma comédia romântica pode ensinar muito para quem trabalha no mundo corporativo. Existem muitos filmes de negócios inseridos nos diversos gêneros de filmes. Assisti-los pode não apenas ser uma forma de aprender como também de aguçar a criatividade com boas lições.
Recomendamos que os filmes sejam assistidos legendados. Dessa forma, além de ajudar no seu crescimento pessoal, será possível também treinar seu nível de compreensão do inglês.
Então que tal fazer uma pipoca e assistir alguns dos filmes de negócios listados abaixo para aprender enquanto se diverte?
Filmes de negócios para assistir
1. Como enlouquecer seu chefe
Nessa comédia temos Peter Gibbons (Ron Livingston), um programador de computadores que trabalha fazendo upgrade de softwares na empresa Initech. Porém, ele não é feliz com seu trabalho.
Após uma sessão de hipnose, ele passa a se comportar de forma diferente, deixando de cumprir horários e prazos em uma tentativa de ser demitido. Entretanto, essa atitude tem uma resposta diferente da esperada pelos seus superiores, que passam a elogiá-lo e promovê-lo.
Colocamos esta comédia na nossa lista de filmes de negócios porque, com ela, é possível aprender como sair da mesmice e lutar para colocar seus sonhos em prática. Além disso, fala sobre como retomar o controle de suas próprias escolhas.
2. Negócio arriscado
Nessa comédia, estrelada por Tom Cruise, temos um rapaz de 17 anos prestes a entrar na faculdade. Contudo, ele se envolve em um negócio arriscado, como o próprio título diz.
Quando seus pais viajam, ele decide fazer uma festa para comemorar com seu melhor amigo. Assim, após muita bagunça, no dia seguinte eles se espantam com a conta e ao descobrir que haviam destruído o carro de seu pai. Então, o jeito é achar uma forma de ganhar dinheiro rapidamente.
Essa comédia está em nossa lista de filmes de negócios porque é possível perceber boas ideias sobre como identificar a demanda do mercado para atendê-la de forma eficiente.
3. A felicidade não se compra
Esse filme nos levará até Bedford Falls, onde, no natal, George Bailey (James Stewart) está pensando em pular de uma ponte.
Então, um anjo de nome Clarence é enviado à Terra para fazer com que ele mude de ideia. Com isso, ele demonstra, através de flashbacks, a importância que George tem no mundo.
Assim, o anjo é enviado para tentar salvar a vida de George por conta da quantidade de pessoas que reza para salvá-lo. Com isso, podemos aprender a importância de nos cercarmos de pessoas que genuinamente nos querem bem e desejam, de alguma forma, ajudar-nos.
Os filmes de negócios são importantes não apenas para entender como o mundo corporativo funciona, mas também para perceber a importância de um bom networking. É o caso desse filme.
4. Sucesso a qualquer preço
A história desse filme tem foco em quatro corretores de imóveis: Ricky Roma, Shelley Levene, Dave Moss e George Aaronow. Eles vêem suas vidas se tornarem complicadas ao serem ameaçados de demissão se não conseguirem se posicionar entre os dois melhores vendedores do mês.
Entretanto, a empresa para a qual eles trabalham lida com terrenos ruins e fornece fichas ultrapassadas de clientes aos seus vendedores, o que torna o trabalho quase impossível. Mas por que o colocamos em nossa lista de filmes de negócios? Porque com ele é possível aprender a importância de motivar a equipe para impulsionar resultados e, com isso, fazer com que a empresa cresça.
5. Invictus
Esse drama nos leva até o fim do apartheid, quando o recém-eleito presidente Nelson Mandela se torna líder de uma África do Sul ainda dividida racial e economicamente. Entretanto, Mandela acredita no poder do esporte enquanto linguagem universal capaz de unificar o país.
Assim, para conseguir tal unificação, ele junta forças com o capitão do time de rúgbi para fazer com que a África do Sul seja a campeã da Copa Mundial de Rúgbi de 1995.
Esse drama se encontra em nossa lista de filmes de negócios porque, através da atitude de Mandela, é possível perceber como um líder deve incentivar aqueles que comanda. Além disso, também conferimos a interpretação incrível de Morgan Freeman como líder!
6. À procura da felicidade
Prepare-se para chorar e se emocionar com esse famoso drama estrelado por Will Smith no papel de Chris Gardner. Chris é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros e vê sua esposa partir. Sozinho, precisa cuidar de seu filho, de apenas cinco anos.
Com isso, ele ingressa em um programa de estágio não remunerado na esperança de, em breve, conseguir ser contratado e ter um futuro dentro da empresa. Entretanto, ele e o filho são despejados e passam a dormir em qualquer lugar em que possam encontrar um refúgio.
Os filmes de negócios não devem apenas ensinar como lidar com o mundo corporativo, mas também tem um papel importante no autocuidado. Com esse drama inspirador, podemos aprender a importância de correr atrás de nossos sonhos e não desistirmos. É uma boa dose de estímulo para aqueles que acham que seus sonhos são difíceis de serem alcançados.
7. O lobo de Wall Street
Em mais uma brilhante interpretação de Leonardo DiCaprio, somos apresentados a Jordan Belfort, que trabalhou durante seis meses em uma corretora de Wall Street. No filme, ele segue os ensinamentos de Mark Hanna, seu mentor.
Quando é finalmente contratado, todas as bolsas caem repentinamente. Isso faz com que ele perca seu emprego e passe a trabalhar com uma minúscula empresa que lida com papéis de baixo valor, fora da bolsa de valores.
Então, Belfort tem a ideia de montar uma empresa, cujo foco seja a venda desses valores que, embora mais baixos, dão um retorno vantajoso ao corretor. Dessa forma, ele enriquece rapidamente e dedica sua vida ao prazer.
O que podemos aprender com esse filme é a importância das armas de persuasão e, ao mesmo tempo, de manter-se fiel e aprender com os erros. Jordan Belfort viu sua persuasão levá-lo cada vez mais longe, até que, então, foi para a cadeia.
Na nossa lista de filmes de negócios, essa é a personagem cujo exemplo não deve ser seguido! A não ser o poder que ele tem de conhecer seu produto e o mercado para o qual trabalha, sem a desonestidade.
8. O diabo veste Prada
Sabemos que esse com certeza não poderia faltar em uma lista de filmes de negócios. Andrea Sachs, jovem recém-licenciada, consegue um emprego dos sonhos na mais importante revista de moda do mundo, “Runaway”.
Entretanto, rapidamente percebe que nem tudo são flores e que trabalhar com Miranda Priestly, pessoa mais importante do mundo da moda, não será nada fácil. Em um ambiente de trabalho tenso, Andy questiona sua habilidade de continuar trabalhando com Miranda.
Sendo assim, esse filme traz lições tanto para quem deseja ingressar no mundo corporativo quanto para os poderosos chefes que já fazem parte dele.
Se você quer ingressar nesse mundo, perceberá as importantes lições passadas sobre focar no resultado e nos seus objetivos, além da necessidade de entregar bons resultados. Com proatividade, Andy consegue fazer com que muitos sonhos impossíveis virem realidade.
Se você é já uma importante pessoa no mundo dos negócios, talvez queira dar uma olhada na postura de Miranda e reavaliar sua própria postura. Será que um chefe precisa mesmo intimidar sua equipe para alcançar os resultados desejados? Seria o medo o melhor incentivo? Vale a pena pensar nisso.
Por fim, apresentamos aqui uma lista com oito dos melhores filmes de negócios para quem deseja entender mais sobre o mundo corporativo. Agora faça sua pipoca, ative as legendas e bom filme!
Quer ler mais textos sobre carreira e profissão? Então CLICA AQUI!