Muita gente sofre com o medo de falar inglês. Aliás, mesmo que façam aulas, essa insegurança demora para passar. Dessa forma, esse medo acaba causando problemas. Desde dificuldade para se comunicar em entrevista de emprego até problemas quando a pessoa está no exterior.
Quer 5 dicas para melhorar essa insegurança de falar inglês? Então continue com a gente.
Perder o medo de falar inglês começa com a conversação
Parece óbvio, mas perder a insegurança de falar inglês passa com a insistência em conversar. Assim, se você não se forçar a falar inglês, seja com pessoas da sua família ou até os colegas de aula, a insegurança não vai embora.
É que quando você pratica o inglês com mais frequência, você acaba se familiarizando com o idioma. Ou seja: perde aquele medo de errar e passar vergonha.
1. Leia em voz alta
Uma das maneiras de perder o medo de falar inglês é ler textos em voz alta. Dessa maneira, você vai se familiarizar com os termos e o som das palavras.
Eu sei que não é tão simples, mas é uma das dicas que mais ajuda as pessoas. Leia para si mesmo, para amigos, para colegas de trabalho. Sem medo de ser feliz ou errar. Assim, o idioma vai entrando na sua cabeça com mais facilidade.
Aliás, comece com textos simples, para não se sentir mal. Ao longo do tempo, você pode ir aumentando a dificuldade.
2. Preste atenção na sua pronúncia
O medo de falar inglês não passa apenas com uma dica. Portanto, a segunda delas é: prestar atenção na sua pronúncia.
Enquanto você lê os textos em alto e bom som, você pode perceber se está falando corretamente. É claro, dependendo do seu nível de inglês, você pode se confundir um pouco. Por isso é importante fazer o exercício para outras pessoas. Dessa forma, elas podem te auxiliar.
E não tenha vergonha de errar! O aprendizado é esse mesmo. Se você parar para pensar bem, quando você era criança errava várias palavras em português. Se não tivesse ajuda dos seus pais, não teria chegado lá.
3. Esqueça a vergonha para perder o medo de falar inglês
Se você mantiver a vergonha, vai ser difícil perder o medo de falar inglês. Dessa maneira, trabalhe ela dentro de você. Faça cada vez mais exercícios e tente conversar com pessoas em inglês. Isso vai te ajudar com essa dica.
Além disso, a vergonha pode atrapalhar quando você precisar utilizar o idioma realmente, seja no trabalho ou em uma viagem.
Uma forma de perder a vergonha é tentar se gravar falando em inglês. Pode ser a partir da leitura de um texto, como na dica 1, ou até mesmo cantando uma música que você goste. Assim, dê play no seu celular e manda ver!
4. Pesquise vocabulários
Não precisa ficar pesquisando todas as palavras do mundo em inglês. Mas busque por aquelas que você utiliza no dia a dia. Por exemplo: pesquise como se fala em inglês as tarefas que você mais realiza diariamente no seu trabalho. Além disso, tente utilizá-las para gravar na mente.
Outro exemplo é pesquisar os vocabulários que você gosta, como comidas favoritas ou atividades que você gosta de praticar.
Você pode pesquisar, também, o significado das suas músicas favoritas. Assim, você vai aprender o vocabulário cantado pelos artistas que você gosta e aprender novas palavras.
5. Evite se comparar
É muito comum isso acontecer. Quando estamos aprendendo um novo idioma, costumamos no comparar com outras pessoas que já sabem falar melhor. Dessa maneira, o medo de falar inglês aumenta.
Mas o ideal é não fazer isso. Precisamos entender que o aprendizado de cada um é de um jeito. Ou seja: cada pessoa tem seu tempo. É claro que precisamos nos ajudar e colocar em prática aquilo que aprendemos. Mas, se comparar com o colega é a pior das atividades.
Lembre-se de que aprender uma língua nova, do zero, não é tão simples assim. E que tudo bem errar, combinado?
Escolher a melhor escola te ajuda a perder o medo de falar inglês
Além de todas essas dicas que trouxemos, ainda uma outra é escolher a escola correta. Dessa maneira, escolha um curso especial para brasileiros, que vai te ajudar a alcançar suas metas.
A BSL Idiomas é uma escola de inglês diferente, que trabalha com qualidade e facilidade de acesso. Além de ser específica para alunos brasileiros, ela te prepara em dois anos para a fluência.