Os autores norte-americanos sempre estão presentes na estante de quem gosta de ler. E quem se aventura na literatura sabe: livros são uma porta para a aventura. Abre-se um mundo novo.
Assim, trouxemos 5 autores norte-americanos para você buscar algumas das obras. Mas lembrando: é claro que tem muuuuito mais que isso. Só não caberia todos no texto.
Vamos começar essa jornada? Boa leitura!
Ernest Miller Hemingway
Hemingway, como era conhecido, nasceu lá em 1899 e faleceu em 1961. Ele foi um escritor norte-americano que trabalhou na Guerra Civil Espanhola, em Madrid. Assim, por sua bela escrita no livro “O Velho e o Mar”, ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção, e, em 1954, o prêmio Nobel de Literatura.
Quando jovem, o escritor fez parte da comunidade de escritores expatriados (expulsos da pátria) em Paris. Dessa forma, foi conhecida como “geração perdida”.
Algumas de suas obras são:
- 1925 – As Torrentes da Primavera
- 1926 – O Sol Também Se Levanta
- 1937 – Ter e Não Ter
- 1940 – Por Quem os Sinos Dobram
- 1962 – Aventuras de um Homem Jovem
- 1986 – O Jardim do Éden
James Baldwin
Romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social. Tudo isso compõe vida e obra de James Baldwin. O escritor nasceu em 1924 e faleceu em 1987.
Seus textos exploraram assuntos como sexualidade e distinções de classes raciais na sociedade. Dessa maneira, Baldwin deixou uma grande história de exemplo e luta enquanto pessoa e autor.
Aliás, decidiu se tornar escritor muito novo, já com 18 anos. De acordo com a Revista Cult, essa decisão não foi fácil, pois, na época, o preconceito e a descriminação racial era ainda mais forte que hoje.
Quer começar a ler James Baldwin? Algumas dicas são:
- Terra Estranha
- Da Próxima Vez, o Fogo
- Se a Rua Beale Falasse
- O Quarto de Giovanni
Stephen King (um dos autores americanos mais ricos)
Quem curte livros de terror e fantasia, conhece esse escritor. O autor nasceu em 1947 e escreve até hoje. Aliás, seus livros já venderam mais de 400 milhões de cópias! Além disso, as histórias inspiram séries e filmes.
King é o 9º autor mais traduzido no mundo. Dessa maneira, vocês podem imaginar o sucesso do homem, certo? Inclusive, outra curiosidade é que ele tem um pseudônimo. É Richard Bachman, que já assinou 7 livros.
Apesar de gostar muito de escrever terror, Stephen King também escreve alguns romances. Um deles, aliás, foi “À espera de um milagre”, que virou um dos filmes mais emocionantes de todos os temas.
Portanto, ele é um dos autores norte-americanos mais consumidos de todos os tempos. Algumas de suas obras são:
- Carrie, a estranha – 1974
- O Iluminado – 1977
- It: a Coisa – 1986
- O Apanhador de Sonhos – 2001
- Doutor Sono – 2013
Edgar Allan Poe – um dos maiores autores norte-americanos
Esse também é um dos autores mais conhecidos de todos os tempos. Allan Poe nasceu em Boston, no ano de 1809, e faleceu em Baltimore, em 1849. Assim, o escritor é conhecido por suas histórias de mistério e terror. Além disso, é considerado o inventor da ficção policial.
Aliás, começou sua carreira com dificuldades, com a publicação anônima de poemas. Assim, trabalhou, nos próximos anos, para revistas e jornais. Dessa forma, tornou-se conhecido por seu estilo de crítica literária.
Suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Algumas das mais conhecidas são:
- 1841 – Os Assassinatos da Rua Morgue
- 1842 – O Poço e o Pêndulo
- 1843 – O Gato Preto
- 1843 – O Escaravelho de Ouro
Nora Roberts
Quem gosta de romance vai adorar essa autora. A Nora Roberts já publicou mais de 200 best-sellers do gênero e é uma das escritoras mais ricas dos Estados Unidos. Nascida em 1950, foi a primeira mulher do prêmio Romance Writers of America Hall of Fame.
Assim, Roberts começou a escrever durante uma nevasca de 1979. Enquanto estava presa em casa com os dois filhos, as palavras vieram.
Além disso, diversos de seus livros já foram adaptados para o cinema. Alguns são:
- Bruxa da Noite – 2015
- Estrelas da Sorte – 2018
- Um Novo Amanhã – 2016
- Álbum de Casamento – 2013
- Ano Um – 2019
- De Sangue e Ossos – 2020
- O Par Perfeito – 2016
Toni Morrison
Toni Morrison nasceu em 1931 e faleceu em 2019. Ela foi uma grande escritora, editora e professora. Em 1997, Prémio ganhou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção, com a obra de Paraíso. Além disso, o mesmo livro foi escolhido pelo jornal The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”.
Morrison era conhecida por falar sobre raça, gênero e beleza em suas obras. Aliás, a autora recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos.
Dessa forma, a escritora deixou um grande legado para a literatura norte-americana. Alguns de seus livros são:
- O olho mais azul (1970)
- Amada (1987)
- Jazz (1992)
- Paraíso (1999)
- A Mercy (2008)
- Voltar para casa (2012)
- God help the child (2015)
Diversos autores norte-americanos
Existem muuuuitos autores norte-americanos que podem ser indicados. Cada um com suas características. Mas, para entende-los, é preciso conhecer suas histórias. E nada melhor do que entender inglês para isso.
Quer aprender mais sobre a língua natal de cada um deles? A BSL te ajuda. É só clicar aqui para saber mais.